quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Quem são os sujeitos da EJA?




Os alunos da EJA são aqueles que não conseguiram seguir ou concluir o ensino regular na idade própria, os mesmos foram excluídos da escola por uma questão cultural, econômica ou cognitiva, muitos deles tiveram que atender as exigências da vida e do trabalho, o que os levou tardiamente a escola. O que levam os sujeitos da EJA a frequentar a escola é o sonho de conseguir um bom emprego, de se comunicar melhor e de não depender dos outros, no que diz respeito na Proposta Curricular de Educação de Jovens e Adultos: 
Os motivos que levam os jovens e adultos à escola referem-se predominantemente às suas expectativas de conseguir um emprego melhor. Mas suas limitações não se limitam a este aspecto. Muitos se referem também à vontade mais ampla de entender melhor as coisas, se expressar melhor, de ser gente, de não depender dos outros. (1997, p. 42)
No que diz respeito a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Constituição Federal de 2006, a Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria, ou que tiveram o seu direito negado, no qual a mesma deverá articular-se com a educação profissional. A Constituição Federal (2001, art.2008) garante a provisão pública de ensino fundamental obrigatório e gratuito é assegurado para todos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário