Os Livros Didáticos
de
Língua Portuguesa do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos proporcionam
ao aluno inúmeros tipos de textos, possuindo
uma boa variedade de gêneros textuais, no qual os mesmos propõem atividades que
envolvam a linguagem oral e escrita sempre depois das leituras. Cada unidade
começa com uma leitura de algum tipo de gênero textual, dentro das unidades
contém de uma a três leituras com os diversos gêneros textuais.
O aluno analisa, identifica e
compreende o que está sendo estudado, através das interpretações dos textos e
produções, sendo estas orais ou escritas. Todas as atividades dos LDs são
vistas da seguinte forma, primeiro mostra o gênero textual a ser trabalhado,
depois a atividade oral e por último a atividade escrita. A alfabetização e o
letramento estão presentes em todos os LDs, sendo a última atividade de cada
unidade é sempre direcionada a alfabetização, pode-se citar o processo de
silabação. Vale ressaltar que todos os gêneros textuais dos LDs vêm
acompanhados da fonte de dados como data, nome, email, revista, e entre outros,
não necessariamente com todas estas informações.
No entanto, Os gêneros textuais não
devem ser usados apenas como pretexto para a explicação de fatos gramaticais,
mas também como estudo dos textos relacionados ao meio social destes jovens,
adultos e idosos que se encontram na modalidade de EJA. Todavia, todos esses
gêneros textuais são baseados em treinos ortográficos para a fixação de uma boa
escrita das palavras de língua portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário