terça-feira, 5 de março de 2013

Livros Didáticos de Língua Portuguesa do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos


           
           Os Livros Didáticos de Língua Portuguesa do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos proporcionam ao aluno inúmeros tipos de textos, possuindo uma boa variedade de gêneros textuais, no qual os mesmos propõem atividades que envolvam a linguagem oral e escrita sempre depois das leituras. Cada unidade começa com uma leitura de algum tipo de gênero textual, dentro das unidades contém de uma a três leituras com os diversos gêneros textuais.
       O aluno analisa, identifica e compreende o que está sendo estudado, através das interpretações dos textos e produções, sendo estas orais ou escritas. Todas as atividades dos LDs são vistas da seguinte forma, primeiro mostra o gênero textual a ser trabalhado, depois a atividade oral e por último a atividade escrita. A alfabetização e o letramento estão presentes em todos os LDs, sendo a última atividade de cada unidade é sempre direcionada a alfabetização, pode-se citar o processo de silabação. Vale ressaltar que todos os gêneros textuais dos LDs vêm acompanhados da fonte de dados como data, nome, email, revista, e entre outros, não necessariamente com todas estas informações.
            No entanto, Os gêneros textuais não devem ser usados apenas como pretexto para a explicação de fatos gramaticais, mas também como estudo dos textos relacionados ao meio social destes jovens, adultos e idosos que se encontram na modalidade de EJA. Todavia, todos esses gêneros textuais são baseados em treinos ortográficos para a fixação de uma boa escrita das palavras de língua portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário