domingo, 24 de fevereiro de 2013

Falando sobre os Gêneros Textuais

Os gêneros textuais aparecem no aspecto da fala e da escrita dentro das práticas sociais de produção textual. É importante que o aluno conheça os diversos tipos de gêneros textuais, não só para a aquisição da escrita e da leitura, mas para que o aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) possa ter um maior entendimento sobre os aspectos relacionados a sociedade que o mesmo está inserido, podendo se colocar nas diversas situações de diálogo expostas na sala de aula. 

Para Brandão (2001, apud SANTOS, QUEIROZ, MOURA, MIGUEL, p. 38. 2004), “uma abordagem que privilegie a interação deve conhecer tipos diferentes de textos, com diferentes formas de textualização, visando as diferentes situações diferentes situações de interlocução”.



Assim, o contato permanente com os gêneros com que se defrontam na vida cotidiana, entre os quais se incluem anúncios, avisos de toda ordem, artigos e reportagens de jornais, catálogo, receitas médicas, bulas petições, prospectos, guias turísticos, manuais de instruções etc., leva os usuários a desenvolver uma competência metagenérica, que lhes possibilita interagir de forma conveniente em cada uma dessas práticas. (KOCH, 2004, p, 160).     




Descrição: Gêneros Textuais


Nenhum comentário:

Postar um comentário