quinta-feira, 7 de março de 2013

Diversidade Textual




Este vídeo busca refletir sobre os limites e as possibilidades do tratamento dos gêneros textuais na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Deixa bem claro, que os Livros Didáticos (LDs), não são a única ferramenta de trabalho que se pode utilizar com os alunos. O vídeo aborda o "anúncio publicitário", este tipo de gênero textual tem o objetivo de informar as pessoas sobre determinado assunto, vem sempre acompanhado de imagens e um texto. No vídeo a professora distribui para a turma um modelo de anúncio publicitário, a mesma faz uso de questionamentos sobre o assunto do gênero textual abordado. Dessa forma, a professora sugere que os alunos produzam anúncios publicitários convencendo pessoas a frequentar a biblioteca e comprar livros. Por fim cada representante dos grupos apresentaram suas produções. 

2 comentários:

  1. Antes de tudo, gostaríamos de parabeniza-la pela escolha do tema, pois como se sabe a EJA não é uma modalidade muito valorizada em nosso país, quanto mais em nosso estado. Com isso, você traz em seu blog indicãções de leitura muito significativa e que contribui para expandir o conhecimento sobre a area.
    Além disso, é interessante essa análise que você realiza em sua pesquisa de TCC englobando os gêneros textuais nos livros didáticos de EJA, pois é importância que a
    escola privilegie o ensino dos gêneros textuais para que os discentes saibam, apropriem-se
    dos gêneros e não apenas os conheçam, pois isso é o que torna o ensino significativo e eficiente.

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda!Seu tema nos remete a refletir sobre a importante dessa modalidade de ensino (EJA) de forma a analisar quais recursos utilizar. Continue realizando pesquisas, pois seu tema é muito interessante.

    ResponderExcluir